Artrose do Tornozelo

Artrose do Tornozelo

Tratamento de Artrose do Tornozelo em São Paulo


Caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular do tornozelo. Inicialmente, o paciente começa a sentir dores, depois já é possível notar rigidez na articulação, devido à dificuldade para realizar movimentos e às limitações. 

Conforme o quadro evolui, é possível notar dificuldade para andar, dores constantes, inchaço, vermelhidão e até mesmo aumento da temperatura na região. 
Agende via WhatsApp

Causas da Artrose de Tornozelo

Na maioria das vezes, a artrose do tornozelo se dá por conta de um traumatismo (entorses, contusões e fraturas) na região.

Pode ocorrer também devido a doenças reumatológicas, como artrite reumatóide. Além disso, existe também a Artrose Primária, que acomete pacientes mais velhos com o decorrer da idade, sem causa aparente específica.

Tratamentos da
Artrose de Tornozelo

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. O primeiro é indicado para quadros classificados como leve ou moderado e envolve o uso de medicações, calçados adequados, fisioterapia e, em alguns casos, infiltrações. 

Todas essas medidas do tratamento conservador visam a melhora do quadro, redução da dor e desconforto e aprimoramento do nível funcional do paciente. Mas é importante citar que a artrose é uma condição que não tem cura definitiva, pois a cartilagem apresenta pouca capacidade de regeneração.

Para casos mais graves, indica-se a cirurgia, podendo ser realizados dois procedimentos:
  • Artrodese do tornozelo;
  • Prótese de Tornozelo (Artroplastia Total do Tornozelo).

Dúvidas Frequentes

  • Existe algum remédio para tratar artrose?

    Infelizmente não há nenhuma medicação que seja consenso entre os médicos que resolvam a artrose e faça com que se regenere a cartilagem e osso da articulação. O que utilizamos são medicações analgésicas e anti-inflamatórias para controle da dor. 


  • Quais exames preciso fazer para diagnosticar artrose?

    O diagnóstico é feito somando-se as informações clínicas (intensidade da dor, período do dia em que ela é mais frequente, rigidez articular, etc) com exames de imagem. Pelos raio-x, conseguimos analisar o alinhamento ósseo, espaço articular, cistos ósseos e, por meio da ressonância, entre várias outras informações, conseguimos analisar o tamanho da lesão de cartilagem.


  • Tenho artrose. Posso fazer caminhada?

    Para quem já tem o diagnóstico de artrose do tornozelo, prefiro que se realize atividades físicas com a menor quantidade de impacto possível. Natação e bicicleta são duas boas opções.


Agende uma Consulta


Entre em Contato

Clínica Reliv 

Alameda Lorena, 131 - Cj 41

Jardins  - São Paulo/SP

(11) 3457-7531

  WhatsApp:   (11) 94828-8240

Dr. Allex Argente

Ortopedia e Traumatologia • CRM: 161.527 | TEOT: 16.423


O Dr. Allex graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fez a Residência em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Fez Especialização em cirurgia do Pé e Tornozelo no IOT-HCFMUSP. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

A fim de melhor atender seus pacientes, busca atualização constante e já realizou diversos cursos, inclusive no exterior. 
Saiba mais
Share by: