Tendinopatia/Tendinite

Tendinopatia ou Tendinite

Tratamento para Tendinite em São Paulo


É uma doença que acomete os tendões, estruturas que trabalham juntamente com os músculos para realizar o movimento dos ossos. No Pé e Tornozelo, pode se apresentar em várias regiões, portanto é importante identificarmos qual alteração mecânica resultou em um desequilíbrio dessas estruturas.

Trata-se de uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que pode causar muita dor, inflamação e até mesmo resultar em deformidades ósseas quando crônica. 
Agende via WhatsApp

Sintomas

Dentre os sintomas mais frequentes estão:

  • Dor;
  • Formigamento;
  • Pé inchado;
  • Tornozelo inchado;
  • Sensação de “pontada” ou “fisgada” na região.



Esses sintomas geralmente aparecem após alguma atividade mais intensa ou devido a movimentos constantes que vão “machucando” aos poucos o tendão. Há uma piora durante o esforço e alívio ao se repousar.

Localização

Qualquer tendão está suscetível a apresentar tendinite do Tornozelo/Pé. Abaixo as localizações mais comuns:

  • Tendinite do tendão de Aquiles/tendão calcâneo

    Localizado na região posterior do tornozelo, o tendão calcâneo é responsável pela flexão plantar - movimento “para baixo”, em que o pé se afasta da perna. 


    A tendinopatia desse tendão pode ocorrer em alguns pontos, geralmente divididos em tendinopatias insercionais (ocorrem na inserção do tendão junto ao osso do calcâneo, podendo estar associadas a uma alteração óssea conhecida como deformidade de Haglund) e em tendinopatias não-insercionais (ocorrem cerca de 4 cm acima da inserção tendínea, podendo evoluir para um aumento do tamanho do tendão nessa região, chamada de tendinose). 


    Em ambos os casos podem estar associados a encurtamento da musculatura posterior da perna e em alguns casos o tendão pode romper.


  • Tendinopatia do tendão tibial posterior

    O tendão tibial posterior se localiza na região medial do tornozelo (parte mais “interna”). Ele tem um papel importante para manter o arco plantar e para realizar a inversão do pé - movimento em que o pé move-se para dentro.


    Sua tendinopatia está em muitos casos associada com a condição conhecida como pé plano/pé chato, podendo levar a uma piora progressiva dessa deformidade.


  • Tendinite dos tendões fibulares

    Localizados na região mais externa do tornozelo (região lateral), realizam o movimento de eversão do pé - mover com o pé “para fora”.


    Geralmente apresentam-se em 2 tendões, denominados fibular longo e fibular curto.


    Nos pacientes que apresentam um alinhamento do pé conhecido como pé cavo, pode ser mais comum a ocorrência de tendinopatia devido a tensão maior na face lateral do tornozelo.


Tratamentos da
Tendinopatia ou Tendinite

O tratamento pode, inicialmente, ser conservador e envolver medidas como repouso relativo, aplicação de compressas de gelo na região lesionada, uso de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos. Além disso, é indicada a adequação do tipo de calçados, fisioterapia e realização de exercícios de reabilitação.  

Não havendo melhora com o tratamento conservador, podemos optar pela correção cirúrgica buscando melhorar a dor e devolver a função que foi comprometida. A decisão de qual cirurgia poderá ser feita dependerá de uma análise minuciosa, considerando a localização da dor, a função e toda estrutura/alinhamento do Pé e Tornozelo.

Dúvidas Frequentes

  • Quem tem tendinite pode fazer atividades físicas?

    Na fase aguda da doença é mais indicado repouso ou diminuição do volume e intensidade dos exercícios buscando diminuir a inflamação local. Após o primeiro controle, podemos iniciar atividades para ganho de força e resistência, idealmente com fisioterapia, e, de acordo com a boa evolução, introduzir atividades relacionadas com seu esporte.


  • Como evitar tendinite no tornozelo?

    A melhor forma de prevenir as tendinopatias no Pé e Tornozelo é manter toda musculatura da região com força, resistência e alongamento adequados. Além disso, ter cuidado na realização de esforços físicos, buscando sempre um bom equilíbrio entre a atividade e o repouso.


  • Para tratar a tendinite no tornozelo, é melhor aplicar gelo ou calor no local?

    Minha preferência é por utilizar compressas geladas no local da dor, pensando na facilidade, acessibilidade e efeitos locais do gelo. Contudo, existem várias técnicas de uso de calor (em alguns casos até de forma alternada com o gelo) que podem ser aplicadas a depender do caso.


Agende uma Consulta


Entre em Contato

Clínica Reliv 

Alameda Lorena, 131 - Cj 41

 Jardins  - São Paulo/SP

 

(11) 3457-7531

WhatsApp:  (11) 94828-8240

Dr. Allex Argente

Ortopedia e Traumatologia • CRM: 161.527 | TEOT: 16.423


O Dr. Allex graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fez a Residência em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Fez Especialização em cirurgia do Pé e Tornozelo no IOT-HCFMUSP. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

A fim de melhor atender seus pacientes, busca atualização constante e já realizou diversos cursos, inclusive no exterior. 
Saiba mais
Share by: