Entorse do Tornozelo

Entorse de Tornozelo

Tratamentos para Entorse do Tornozelo em São Paulo


A entorse está entre as lesões articulares mais comuns na população ativa e, também, entre as relacionadas ao esporte. É caracterizada pela ocorrência de um movimento violento/brusco que resulta no estiramento ou ruptura de ligamentos de uma articulação. Geralmente, é causada por um movimento lateral do pé em uma intensidade fora do normal. Pode acontecer, por exemplo, ao pisar em terreno irregular ou degrau.

No caso da entorse do tornozelo, normalmente, são acometidos os ligamentos laterais (do lado externo do tornozelo), podendo acontecer em diferentes intensidades e apresentar lesões associadas ou não. 
 Por isso, a classificação de entorse de tornozelo é feita com base no exame clínico da área afetada.

Dito isso, é importante destacar que tratar a lesão adequadamente é fundamental para evitar possíveis complicações do quadro. 
Agende via WhatsApp

Sintomas da Entorse de Tornozelo

Em casos de entorse do tornozelo, geralmente, o paciente apresenta dor, com formação de edema (inchaço), hematoma (extravasamento de sangue), equimose (pele arroxeada) e dificuldade para caminhar. Quanto mais grave for a lesão, mais evidentes serão os sinais. 

Tratamentos da
Entorse de Tornozelo

O tratamento é realizado para reduzir a dor e o inchaço, proporcionando retorno progressivo às atividades diárias. 

Inicialmente, indica-se repouso ao paciente, que deve seguí-lo de acordo com a recomendação médica feita com base na gravidade da lesão. Compressas de gelo, elevação do membro afetado e proteção articular com imobilizador ou tala gessada também estão entre as medidas indicadas no tratamento da entorse de tornozelo, assim como o uso de antiinflamatórios e fisioterapia. 

Em alguns pacientes, entretanto, as lesões ocorridas após a entorse podem ser maiores do que o esperado ou não apresentar uma cicatrização satisfatória. São pacientes em que a dor e o inchaço não melhoram com o passar do tempo, que começam a apresentar entorses de repetição ou que sentem instabilidade ao caminhar. Nesses casos, são necessários exames complementares para avaliar outras opções de tratamento.

É válido destacar que a indicação do tratamento deve ser feita por um ortopedista, após a análise do caso.

Dúvidas Frequentes

  • Devo ficar quanto tempo com o pé imobilizado após torcer o tornozelo?

    O primeiro passo é avaliar e excluir a existência de fraturas ou alguma lesão ligamentar mais grave. Caso nada disso seja identificado, hoje em dia é recomendado imobilizar o menor tempo possível, tendo a dor como parâmetro. Dessa forma podemos iniciar precocemente a reabilitação, diminuindo a perda de força, a rigidez articular e a chance de ocorrer trombose.


  • Tive uma torção do tornozelo com rompimento do ligamento. Vou precisar de cirurgia?

    De uma forma geral, as lesões ligamentares do tornozelo após entorse evoluem bem sem a necessidade de cirurgia. Mas para definir o tratamento é preciso definir qual ligamento foi rompido e qual instabilidade essa lesão pode ter gerado.


  • Procurei um Pronto-socorro após torcer o pé e só pediram Raio-X. Preciso fazer outros exames?

    Na maioria dos casos, é possível excluir fraturas e lesões mais graves associando o exame físico e o Raio-x. Indicamos a realização de outros exames complementares na suspeita de complicações ou lesões mais complexas. 


Agende uma Consulta


Entre em Contato

Clínica Reliv 

Alameda Lorena, 131 - Cj 41

 Jardins  - São Paulo/SP

 

(11) 3457-7531

WhatsApp:  (11) 94828-8240

Dr. Allex Argente

Ortopedia e Traumatologia • CRM: 161.527 | TEOT: 16.423


O Dr. Allex graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fez a Residência em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Fez Especialização em cirurgia do Pé e Tornozelo no IOT-HCFMUSP. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

A fim de melhor atender seus pacientes, busca atualização constante e já realizou diversos cursos, inclusive no exterior. 
Saiba mais
Share by: