Calos

Calos

Tratamentos para Calos em São Paulo


Calos e calosidades são reações da nossa pele a situações de atritos repetitivos e sobrecarga, aumentando a sua camada de queratina – proteína que confere resistência e impermeabilidade. 
Podem ocorrer em diferentes regiões: ponta dos dedos, articulações interfalangeanas, entre os dedos, planta do pé, base do 1º e 5º dedos, calcanhar, entre outras. Sua localização mostra o ponto onde há desequilíbrio mecânico e indica quais alterações estruturais e lesões podem estar presentes nos pés.
A diferença entre os termos calos e calosidades está na área e formato da hiperqueratose. Chamamos de calosidade quando se forma uma área mais ampla, enquanto os calos são mais localizados.
Agende via WhatsApp

Causas

São causadas por desequilíbrios na estrutura dos pés que acabam por sobrecarregar uma região em que a pele não é bem adaptada para suportar grandes pressões e atritos.

Pode ter origem por alterações dos tendões. Um exemplo é quando há encurtamento dos músculos da panturrilha e, com isso, a região plantar do antepé, próxima à base dos dedos, permanece mais tempo em contato com o solo durante a marcha. Outra situação frequente é na insuficiência do tendão tibial posterior: em casos avançados de pé plano, a região medial do pé pode sofrer atrito com o solo, gerando as hiperqueratoses.

Além disso, as deformidades nos pés comumente alteram a forma com que o pé se relaciona com o chão e os calçados, aumentando a chance do aparecimento. Dentre as causas mais comuns, temos:


- Hálux valgo/Joanete – O desvio do hálux em direção aos outros dedos pode gerar calosidades na região medial da base do “dedão”;

- Metatarsalgia  – A sobrecarga plantar no antepé geralmente cursa com a presença de calos ou calosidades na região;

- Bunionete – Análogo ao joanete, porém ocorre no 5º dedo. É comum causar calosidades na borda lateral do pé;

- Dedos em garra – Muito frequentemente forma calos na ponta dos dedos e na região dorsal das articulações interfalangeanas;

- Pé cavo – A borda lateral do calcanhar pode apresentar espessamento da pele devido ao maior contato com a região.

Lembrando que é bastante comum que várias dessas situações ocorram concomitantemente, levando ao surgimento de calosidades em múltiplas regiões dos pés de forma simultânea.


Sintomas

O principal sintoma é o aparecimento da chamada hiperqueratose. Muito pacientes apresentam dor em queimação, com piora aos esforços e ao fim do dia, muitas vezes antes mesmo do surgimento da calosidade, indicando a sobrecarga no local.

Com a progressão dos calos, é comum o paciente referir incômodo ao utilizar calçados fechados e até mesmo lesões devido ao atrito.

Diagnóstico e Tratamentos

Um dos principais pontos ao se avaliar a queixa de calos ou calosidades nos pés é definir o seu diagnóstico preciso. Dentre os diferenciais temos:
  • Verruga plantar;
  • Pérola córnea;
  • Úlcera oculta.
Cada diagnóstico exigirá um tratamento específico.

O tratamento consiste em corrigir a sobrecarga e o atrito no ponto de surgimento dos calos e calosidades. Iniciamos com a utilização de calçados que possam distribuir melhor a carga durante a pisada e que não atritem com os dedos. É necessário também fisioterapia, com foco em equilibrar força e alongamento em toda região do tornozelo e pé, a fim de que se diminua a sobrecarga. Após essas correções, as calosidades tendem a diminuir, mesmo sem a necessidade de desbastamento.

Nos casos com calos interdigitais, podemos utilizar algodão, gaze ou fitas de silicone para que não haja atrito entre os dedos. Caso haja micose/intertrigo associado, é necessário o seu tratamento simultaneamente.

Se não houver melhora com essas medidas, ou em casos de deformidades graves, muitas vezes optamos pelo tratamento cirúrgico. A cirurgia buscará a correção da deformidade e dos pontos de sobrecarga. Por isso, a escolha do método cirúrgico dependerá da causa dos calos e calosidades, e deverá ser avaliado individualmente.

Agende uma Consulta


Entre em Contato

Clínica Reliv 

Alameda Lorena, 131 - Cj 41

Jardins  - São Paulo/SP

 

(11) 3457-7531

WhatsApp:  (11) 94828-8240

Dr. Allex Argente

Ortopedia e Traumatologia • CRM: 161.527 | TEOT: 16.423


O Dr. Allex graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fez a Residência em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Fez Especialização em cirurgia do Pé e Tornozelo no IOT-HCFMUSP. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

A fim de melhor atender seus pacientes, busca atualização constante e já realizou diversos cursos, inclusive no exterior. 
Saiba mais
Share by: