Canelite

Canelite

Tratamentos para Canelite em São Paulo


Patologia que gera dor na perna devido à sobrecarga, conhecida popularmente como canelite ou periostite. Sua nomenclatura oficial é Síndrome do estresse tibial medial. 
É associada ao aumento da carga de treino, sendo muito comum em militares e em atividades de longa duração com impacto, como corrida, salto e dança. 
Seu diagnóstico precoce, tratamento e, principalmente, sua prevenção são essenciais para garantir a prática esportiva com qualidade e para se evitar complicações.
Agende via WhatsApp

Sintomas

As queixas mais comuns encontradas nesse quadro são:


  • Dor iniciada durante o exercício, localizada na região mais distal da perna (mais próximo ao tornozelo);
  • Permanência da dor por todo exercício, melhorando gradualmente após o repouso;


Com o avanço do quadro a dor pode manter-se presente mesmo durante o repouso e piorar com a realização de atividades leves como caminhadas ou ao permanecer longos períodos de pé. 

Esses sintomas podem se confundir com outras patologias, por isso é necessário identificar se também há câimbras, dor em queimação ou alterações de sensibilidade.


Causas

A definição exata da causa ainda gera debates na literatura médica. Algumas teorias associam ao aumento de resposta inflamatória devido a tração do periósteo na inserção muscular dos músculos solear, flexor longo dos dedos e tibial posterior. 

O que se sabe com maior exatidão é que há um desequilíbrio entre as micro-lesões geradas pelo exercício e a capacidade do organismo de repará-las.

Fatores de Risco

O principal fator é o aumento da carga de treino sem o devido período de descanso.

Além disso, há relação entre Pé plano, alto índice de massa corpórea (>20), história prévia de Canelite e sexo feminino. 

Há também estudos que correlacionam o aparecimento da patologia à deficiência de vitamina D e/ou cálcio.

Diagnósticos Diferenciais

Há algumas patologias que compartilham de forma semelhante os fatores de risco. Dentre os principais diferenciais estão:

  • Tendinites
  • Fratura por estresse
  • Síndrome compartimental crônica relacionada ao exercício
  • Patologias de origem vascular

Estabelecer o diagnóstico é primordial para se obter o tratamento adequado. Por isso a história clínica precisa ser bem detalhada, definindo o que desencadeia as dores, mudanças nos treinamentos, duração dos sintomas e fatores de melhora ou piora. Somamos o exame físico com exames de imagem (radiografia e ressonância magnética) para concluir a investigação.

Tratamento

O repouso é a primeira etapa do tratamento. Podemos optar por descanso ativo ou repouso absoluto das atividades físicas, a depender da gravidade do caso.

Também oferecemos analgesia conforme os sintomas. É recomendado o uso de compressas de gelo regularmente, ajudando no manejo da dor e na melhora da inflamação local.

Nos casos em que se identifica deficiência de Vitamina D é indicada sua reposição.


O principal ponto do tratamento é prevenir novos episódios. Para isso identificamos quais fatores de risco estão presentes e realizamos suas correções. Além disso, é importante o acompanhamento dos treinos por profissionais capacitados, respeitando-se o equilíbrio entre carga de treino e descanço.

Agende uma Consulta


Entre em Contato

Clínica Reliv 

Alameda Lorena, 131 - Cj 41

 Jardins  - São Paulo/SP

 

(11) 3457-7531

WhatsApp:  (11) 94828-8240

Dr. Allex Argente

Ortopedia e Traumatologia • CRM: 161.527 | TEOT: 16.423


O Dr. Allex graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fez a Residência em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Fez Especialização em cirurgia do Pé e Tornozelo no IOT-HCFMUSP. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

A fim de melhor atender seus pacientes, busca atualização constante e já realizou diversos cursos, inclusive no exterior. 
Saiba mais
Share by: