Fascite Plantar

Fascite Plantar

Tratamento para Fascite Plantar em São Paulo


Trata-se de uma síndrome dolorosa muito frequente, causada pela inflamação de uma camada presente na “sola” do pé, conhecida como Fáscia plantar. Fatores como microtraumas/microrrupturas de repetição por uso excessivo estão relacionados ao desenvolvimento da síndrome. 

Os principais fatores de risco são obesidade (IMC alto), atividade de resistência com sustentação de peso (como dança e corrida) e a diminuição da dorsiflexão do tornozelo - movimento da articulação do tornozelo em que o pé se aproxima da perna, resultando em rigidez da musculatura do pé e da panturrilha.
Agende via WhatsApp

Sintomas da Fascite Plantar

O principal sintoma da Fascite Plantar é a dor aguda no calcanhar, descrita da seguinte forma: pior pela manhã, ao levantar da cama e nos primeiros passos do dia; costuma melhorar com o passar das horas, mas ao final do dia se torna mais intensa, como ocorre pela manhã.

Tratamentos da
Fascite Plantar

Geralmente, indica-se o tratamento conservador com o intuito de proporcionar o alívio da dor. 

O ortopedista poderá indicar o uso de antiinflamatórios, alongamento específico da fáscia plantar (fina camada de tecido conjuntivo que sustenta o arco do pé), alongamento do tendão de Aquiles e órtese para o calcanhar. Atualmente, existe também a possibilidade de tratamento por ondas de choque. 

Caso esses tratamentos não cirúrgicos sejam insuficientes, o médico poderá indicar infiltrações locais ou mesmo cirurgia para melhora do quadro. Para indicação do procedimento, é necessário que o ortopedista avalie uma série de características do paciente, a fim de entender qual a técnica adequada. 

Por isso é fundamental que consulte um especialista, para indicação do tratamento mais adequado.

Dúvidas Frequentes

  • Fascite plantar é o mesmo que esporão?

    Esporão é uma alteração vista pelos exames de imagens que mostra uma calcificação. Ele não é a causa da dor, mas uma consequência da inflamação no local. Cerca de metade dos pacientes com fascite plantar não possuem esporão, assim como muitos pacientes com esporão não apresentam dor.


  • Qual o calçado ideal para quem apresenta fascite plantar?

    É preciso utilizar calçados que sejam bem macios na região de apoio do calcanhar, mas que possuam um solado que não seja excessivamente flexível. Pequenos saltos também podem ser benéficos no início do tratamento para alívio dos sintomas.


  • A fascite plantar tem cura?

    O tratamento tem uma alta taxa de resolutividade, desde que seguido de forma adequada. O importante é identificar o que levou ao surgimento da inflamação e corrigir.


Agende uma Consulta


Entre em Contato

Clínica Reliv 

Alameda Lorena, 131 - Cj 41

Jardins  - São Paulo/SP

 

(11) 3457-7531

WhatsApp:  (11) 94828-8240

Dr. Allex Argente

Ortopedia e Traumatologia • CRM: 161.527 | TEOT: 16.423


O Dr. Allex graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fez a Residência em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Fez Especialização em cirurgia do Pé e Tornozelo no IOT-HCFMUSP. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

A fim de melhor atender seus pacientes, busca atualização constante e já realizou diversos cursos, inclusive no exterior. 
Saiba mais
Share by: